segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA

Nas primeiras semanas a adaptação, a conquista será o mais importante. Atividades lúdicas e atraentes irão auxiliar os professores a preencherem com qualidade as preciosas horas que passarão com as crianças.
Aproveite para observar as características e personalidades de cada um nesse momento, isso auxiliará na construção e/ou definição do projeto que irá trabalhar com a turminha.
Em nosso caso temos o horário de adaptação reduzido a peculiar diferença de dividirmos nosso horário de sala com outro colega, então ficamos meio período de aula dentro de sala e meio período fora todos os dias.
As atividades para fora de sala poderão constar:

-Passeio para conhecer as dependências físicas e pessoas da escola;
-Rodinhas antes de usar cada espaço para combinar as regrinhas de convívio e segurança necessárias;
-Brincadeiras para identificação do pré-nome dos colegas(algumas já postadas)

...Quem é?
Nessa brincadeira, em rodinha os alunos tentarão apontar e falar o nome de algum dos colegas. Se acertar pode ganhar um prêmio de incentivo(bala por exemplo). Ideal para o segundo dia em diante.
Variar indicando uma criança para que outra identifique. Exemplo: Quem está do seu lado? Quem é a criança de sapato azul?

...Apresentação Gestual
Em rodinha, sentados ou de pé.
De uma em uma, cada criança irá dizer o seu nome e fazer um gesto com as mãos ou corpo.
As demais repetem o nome e o gesto feito.
A brincadeira segue até que todos tenham dito o nome e feito um gesto.
À medida que forem desinibindo, incentivar a elaborar mais os gestos e movimentar mais o corpo, por exemplo indo atá o centro da roda com seu gesto.
Caso alguma criança não faça gesto algum não insista, imite a posição em que ela está e dê continuidade sem constrangê-la, em breve irá participar como as outras.
-Brincadeiras de socialização e contato:
...Aratátá
Em rodinha.
Para cada palavra um gesto:
Aratatá- bater mãos nas pernas
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Aratatá- bater mãos nas pernas
Auê- movimentar braços para direita
Auê- movimentar braços para esquerda
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Aratatá- bater mãos nas pernas
...Aumentar a complexidade batendo nas pernas dos amigos da esquerda no Aratatá.
...Depois fazer os gestos todos e rodar a rodinha para direita etc

...Brincadeiras tradicionais: Corre-cutia, Anelzinho, soprar bolhas de sabão, bambolê, pular corda etc( aproveite pra conhecer as habilidades deles)

-Atividades para dentro da sala
...Quantos somos
..Contar meninos e meninas presentes com os crachás. Cada um coloca seu crachá no quadro de pregas ou afixado no quadro com fita adesiva e realizar a contagem. Depois ver quem consegue, um a um pegar o seu crachá de volta;
..Distribuir palitos com o pré-nome deixando que cada um identifique os seu e depois realizar a contagem como feito com os crachás;
..Pedir que desenhem seus auto-retratos num pedaço de cartolina e usar os "bonequinhos" de cada um para contar meninos e meninas;


...Oba! Chegamos na escola!
Pedir que cada um desenhe a si mesmo num retângulo de papel. Depois recortar o contorno do boneco(ou deixar que recortem se já forem alunos conhecidos ou que tenham frequentado a escola no ano anterior) e colar em uma cartolina com a forma da escola. Cada criança pode escrever seu nome perto de si ou colar um palito com seu nome.Fica show!

...Já conheço a minha professora!
Incentivar as crianças a dizerem oralmente suas(da professora) próprias características fisicas, vestuário, acessórios, nome etc.
Depois, em rodinha ou mesa grande(se der pode juntar as mesinhas todas) ir incentivando o grupo a desenhar a professora. Cada um desenhará uma parte. "O que vamos desenhar primeiro?" "E agora?" "Quem quer desenhar esta parte?"
Atente para que todos participem. Sugerimos usar cartolina e pincel atômico ponta fina nessa atividade.
Por fim cada criança poderá desenhar sua professora completa individualmente no caderno de desenho. Ah, o cartaz do lindo retrato coletivo você expõe na sala.

...Modelagem com massinha de modelar
Livre ou específica: quero ver quem consegue modelar-se; quem consegue modelar a letra do seu nome; do nome do seu colega; modelar a quantidade de velinhas que representa sua idade etc.Se já tiver contado alguma história pode modelar livremente ou de forma dirigida alguma personagem.
...Pintura com tinta
de preferência livre já que nesse comecinho ainda estamos conhecendo a turma e precisamos saber do que eles gostam para montar o projeto.


...Enfim, dê preferência a atividades artísticas, livres ou dirigidas, mas permita-se conhecê-los interferindo o menos possível em suas produções, apenas orientando o que for imprescidível.
Ah, e aguardem que postaremos mais idéias.
Beijinhos
**************************************
**************************************

7 comentários:

  1. olá
    Adorei o blog está muito dinamico

    ResponderExcluir
  2. aorei esse blog mesmo...tudo muito lindo...
    vanessa alves

    ResponderExcluir
  3. Amei esse blog fiz muitas brincadeiras com as crianças da minha igreja pois ensino na escola Bíblica Dominical a classe infantil

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas, continuem nos visitando, é um prazer recebê-las!
    Beijocas de Nice e RÔ

    ResponderExcluir
  5. ADOREI... ESSE BLOG É LINDO DEMAIS... PARABÉNS PELAS BELAS E VALIOSAS INFORMAÇÕES..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ND VER ISSO E MUITO CHATO IER PARA QM FEZ ISSO

      Excluir
  6. Amei o blog , muito lindinho . Parabéns pelas ideias inovadoras , vou utiliza-las na minha turminha .
    Bjinhos !

    ResponderExcluir