quinta-feira, 15 de abril de 2010

ROTINA-TRABALHANDO O CALENDÁRIO


Para a criança da Educação Infantil a noção de tempo, dias da semana é uma conquista que é possível através do trabalho de rotina(todo dia) com o calendário.
Fizemos assim:
*Tentamos simplificar ao máximo as informações: ano, mês, dias da semana, atividade do dia, dias do mês;
*Primeiro a exploração do CALENDÁRIO COLETIVO:
-Exploração do ano e nome do mês;
-Identificação do dia da semana com questionamentos simples como: qual é o dia da semana de hoje? hoje é o segundo dia da semana, então hoje é... segunda-feira é o dia número 2 da Criação(por causa do nosso projeto) etc
-Identificar a atividade do dia(todo dia trabalhamos meio periodo em sala e meio período fora de sala): hoje é terça-feira, então é nosso dia de...(parque 1 - parque com areia)
-Identificação do número do mês: então hoje é terça-feira, o terceiro dia da semana e dia do nosso parque com areia( colocando o dedo no nome do dia da semana e depois no desenho da atividade principal externa- porque na verdade é dia de parque e de atividades psicomotoras no pátio-descendo o dedo atéencontrar o numeral ) então hoje é dia "6" de Abril...
-Trabalhar antes e depois: ontem foi o dia "5" e quem fez o desenho do dia foi "fulano" e, -seguindo a lista de nomes afixada na porta do armário da sala- hojé é dia de "beltrano" desenhar no dia número "6" da terça-feira...

*EXPLORAÇÃO DO CALENDÁRIO INDIVIDUAL

-Fica colado no caderno de desenho de cada um;
-Eles completam as informações a cada dia, a cada exploração: escrevendo os numerais dos dias da Criação-dias da semana-desenhando as atividades de cada dia, e ilustrando o dia em questão...
-Para que encontrem o dia no seu calendário pedimos que tentem encontrar o número "x" e por o dedo sobre ele, se tiver encontrado pode seguir desenhando, caso contrário, vamos dando dicas para que a criança encontre: está depois do 5, embaixo do desenho "tal", pertinho do seu desenho "tal" etc
-Quando a criança falta é escrito um "F" dentro do quadrinho do calendário dela;
-Os nomes dos aniversariantes também são escritos no calendário coletivo para contarmos quantos dias falta para cada aniversário e situarmos em que dia estamos, do mês e da semana;
-IMPORTANTE: como todos querem participar logo aprendem a sequencia dos nomes da lista para ver quando será o próximo... e alguns até antecipam: depois de fulano é a minha vez... amanhã eu que vou desenhar...
e, assim, vão sistematizando a noção de tempo...sem pressa!
Se você gostou, comente essa!
Beijinhos de NICE e da RÔ!

9 comentários:

  1. parabéns,professoras o trabalho de vcs é fantástico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    bjs,professora Claúdia

    ResponderExcluir
  2. Vcs são maravilhosas,trabalham mesmo por 'AMOR'.Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Gente, que comentários mais estimulantes! Obrigada pelo carinho.
    Continuem nos visitando e brincando com a gente!
    Beijocas de Nice e da Rô

    ResponderExcluir
  4. adorei vou apresentar um trabalho propondo essa atividade
    bjs

    ResponderExcluir
  5. ITO DA IDÉIA, GOSTARIA DE UMA DICA, POIS A MINHA FILHA NÀO VAI A ESCOLA AINDA, È GOSTARIA DE ENSINAR A ELA AS NOÇÒES DE TEMPO, PORQUE ELA MESMA PEDIU, SERÁ QUE VAI DAR CERTO FAZER ISSO COM ELA?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. meu filho de 3 anos disse que vocês são as professoras mais lindas que ele ja viu .... rsrsrs ... ele é de mais ... parabéns pelo trabalho lindo ...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas dicas! Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir