terça-feira, 18 de maio de 2010

QUANTOS SOMOS - SOMOS IGUAIS...


Começamos o dia trabalhando a ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA. Para isso, contamos da forma mais lúdica a história da vinda dos NEGROS da ÁFRICA ao BRASIL.
Usamos um pequeno barquinho de papel com silhuetas de negros ESCRAVOS e o GLOBO TERRESTRE.
1-Lembramos a Descoberta do Brasil, porque os negros foram trazidos, como eram comercializados, como eram tratados devido sua cor, sua raça, sua pobreza e sua origem...
2-Fomos criando e interpretando espontaneamente a história utilizando os materiais e nós mesmas...
3-Discutimos com as crianças sobre DISCRIMINAÇÃO RACIAL e sobre a Abolição( de forma simples, que após assinatura do documento importante nenhum negro poderia mais ser maltratado nem fisicamente, nem oralmente)...A partir daquele dia SOMOS TODOS IGUAIS...independente de cor, de riquezas ou pobrezas, de peso, ninguém, hoje em dia pode ser discriminado...
Eles entenderam, como trabalhamos a Criação e a Arca de Noé, disseram:" É, tia, somos todos filhos de Deus"..." Todo mundo tem que respeitar o outro porque somos irmãos, filhos de Deus"...
4-Começamos destacando nossas próprias cores, branca e negra...
5-Pedimos que olhassem em seus braços para verificar suas cores...
6-Dissemos: "Agora quem acha que sua cor é branca ou bem clara fique perto da tia Rô e quem acha que sua cor é negra ou escura fique perto da tia Nice"...
Foi muito legal, apenas duas crianças ficaram em dúvida, olhavam e reolhavam braços, antebraços, palmas das mãos. As deixamos decidir tranquilamente. Em um caso ajudamos pedindo que os amigos dissessem o que achavam. A criança se encontrou e demonstrou-se satisfeita, ficamos felizes porque nenhum deles achou ruim ter cor diferente.
7-"Olha que maravilha-dissemos- SOMOS TODOS IGUAIS, COM CORES DIFERENTES" Deus quis colorir a gente para o mundo ficar mais bonito, temos que respeitar mesmo uns aos outros...
8-"Vamos misturar todo mundo e abraçar os amigos!" Eles se divertiram à beça!
9-Cada turma desenhou um círculo com ajuda da tampa do nosso balde de brinquedos e depois com as maõzinhas pintaram de azul e verde com tinta guache.

10-Em sala, cada criança teve a oportunidade de olhar-se no espelho e conferir sua cor, seus cabelos, seus olhos e desenhar-se um pequeno retângulo de papel ofício;
11-Em rodinha no chão da sala colamos os retratos desenhados e recortados por eles em volta do Planeta Terra;

12-Contamos o número de CRIANÇAS e o número de PESSOAS;
13-Registramos os numerais da contagem do número de pessoas e cada criança(da tia RÔ) escreveu a primeira letra do seu nome sob seu retrato;
14-As crianças ajudaram a escrever a frase sugerida por nós oralmente, aí fomos analisando os sons e letras necessários para escrever cada palavra. Na turma da tia NICE, as crianças transcreveram as palavras no cartaz...

Ficaram essas "belezuras" os nossos QUANTOS SOMOS para trabalhar Abolição da escravatura e Igualdade Racial.

Para registrar no caderno, cada criança recebeu um pedaço de papel azul para recortar o Planeta e desenhar um amigo branco e um amigo negro de nossa turma.
Por fim transcreveram SOMOS TODOS IGUAIS COM CORES DIFERENTES.
Adoramos a atividade, foi riquíssima, cheias de estruturações orais, escritas, matemáticas...linda!
Beijocas e Beijocas!

6 comentários:

  1. Adorei a atividade!!!!O blog é showwww! Cheio d idéias, parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a vossa actividade, como sempre aliás. Aprendo imenso convosco!
    Obrigado pela partilha
    Luz

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho, meninas!
    Nós estamos amando poder brincar com vocês!
    Mil beijocas de NICE e da RÔ

    ResponderExcluir
  4. Adorei a proposta de trabalho, uma forma graciosa de trabalhar as diferenças...

    ResponderExcluir
  5. Adorei a proposta de trabalho, uma forma graciosa de trabalhar as diferenças...

    ResponderExcluir