sábado, 7 de janeiro de 2012

Cronograma de Projeto para Educação infantil: como nasce um?


(foto do Grupo de Estudo elaborado pela Coordenação de 2011)
Lembra do Cronograma de Projeto que postamos junto com o último video do Caderno de Atividades do primeiro semestre?
Bem, respondendo algumas das perguntas feitas por nossa amiga Maristela em alguns comentários do blog, na verdade ele é apenas um resumo que elaboramos em forma de folder(geralmente em três colunas) e entregamos para os pais, coordenadores e fixamos no início dos cadernos das crianças. Assim todos podem acompanhar para onde estamos indo e como podem nos ajudar a chegar lá.
Um projeto para dar certo conta com muitas mãos, alguns passos são elaborados coletivamente e outros mais intimamente em nosso planejamento individual(no nosso caso por nós duas).
Assim:
1- Toda a escola se reune e define o PPP, o projeto que norteará o nosso ano pedagógico(A Natureza, nossa Casa, em nosso caso). Independente do projeto da turma, o projeto da escola é o piloto de todo o nosso trabalho.
2-Decidimos que planejaríamos juntos, semanalmente as atividades, datas e ações importantes, por turno...
3-Aqui, nós(Nice e Rô) elaboramos o cronograma(que chamamos de caminho) que vamos seguir para conseguir andar junto com a equipe sem perder de vista nossos objetivos.
-Definimos, dentro do tema proposto, o caminho dividido em fases mensais.
-Para cada mês damos um nome, definimos um objetivo.
-Verificamos as datas e eventos pertinentes em cada mês e observamos se eles "casam" mesmo com os objetivos traçados
-Escolhemos quais as histórias que vamos trabalhar, quais vamos contar em dupla, quais será interessante para todo o grupo, quais vamos contar individualmente...
-Tentamos definir quais brincadeiras, receitas, músicas, atividades artísticas, jogos serão importantes em cada fase.
-Ainda assim, semanalmente, a partir das propostas coletivas vamos inserindo ou reelaborando novas atividades...

Quando toda a escola tem a possibilidade de trabalhar junto o trabalho fica muitooo mais rico...

Para isso acontecer é imprescidível a coordenação de um Coordenador atuante durante esse processo, ele irá mediar as ideias, ver as atividades coletivas que mais se aplicam ao projetos de turma em andamento, todos os projetos, datas e eventos acabam sendo contemplados o trabalho pedagógico não é comprometido, ao contrário, torna-se mais prazeroso para todos...

Então, vamos comparar

Cronograma de projeto: folder(esse foi o cronograma postado)

ABRIL : ONDE DESCI DA ARCA: ONDE ESTAMOS?
-Dia e Noite: globo, planeta
-Descobrimento do Brasil : Pindorama
-Onde Estamos?
-Como está nosso cantinho?
-Zé-Sujeira: a natureza precisa de cuidados:
-Cantinhos da nossa escola; o que tinha antigamente( jardins, viveiros)
-O que o Zé achou feio, estragado, sujo;

Cronograma de projeto nas subcapas mensais dos cadernos(podem ser visualizados nos vídeos postados, percebam que é um pouco mais explicativo)

ABRIL ONDE DESCI DA ARCA: ONDE ESTAMOS?
Objetivo: localizar-se geograficamente e temporalmente, percebendo através das histórias e pesquisas o porque de estarmos aqui, quem fez parte de nossa história e perceber a necessidade de preservar nosso espaço e nossa história.
Histórias/Temas/Atividades

-Dia e Noite: globo, planeta – produção de móbile a partir do estudo e experimentação dos movimentos terrestres
-Onde estamos? :localizarmo-nos geograficamente para que a criança perceba que fazemos parte de um todo e que o futuro do planeta depende de todos nós
-Descobrimento do Brasil : Pindorama
-Indios: reconhecê-los como primeiros habitantes do Brasil e como formadores de parte de nosso povo
-Brasília: como a capital foi inaugurada, quem fez parte dessa história, onde estamos
-Como está nosso cantinho? : espaços da escola, noção espacial, mapeamento, que espaço vamos cuidar...
-Páscoa: vida nova, podemos mudar o que não está bom e fazer um mundo melhor
-Zé-Sujeira: nosso aliado contra o descuido com a natureza e os cuidados essenciais:

-Cantinhos da nossa escola; o que tinha antigamente( jardins, viveiros)
-O que o Zé achou feio, estragado, sujo e o que teremos que mudar

-Ações que vamos precisar aprender(lixeiras, economia de água, papéis etc)

Bem, querida Maristela, é por ai...

Em nosso caderno o cronograma é feito em quadro(mostraremos depois)...
Como ainda vamos postar o caderno do segundo bimestre o o projeto dele, tentaremos explicar de forma mais detalhada como nasceu o projeto. Esperamos que este post seja proveitoso...
"Brincar sempre o melhor caminho"
Lembrar de ir inserido atividades e temas que contemplem as necessidades e gostos das crianças à medida em que vai os conhecendo melhor, que a turma vai se revelando e se integrando mais é de extrema importância para manter acesa a chama da "vontade de aprender"...
Então, quando professores e crianças têm a oportunidade de aprender divertindo-se tudo fica melhor, mais signifitativo, mais proveitoso...

Beijocas de Nice e da Rô

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Sou do Blogueiras Unidas números 233 e 1045 passei pra conhecer VOCÊS, amei tudo que vi por aqui. Me façam uma visita também e pegue um selinho que fiz para os meus seguidores e blogs que visito. Um super bj e Feliz 2012 \O/. Jo

    ResponderExcluir
  2. Oi amoree!! Estou muito contente com a conquista dos meus 300 seguidores, e comemorando esta emoção, te ofereço um SELINHO DE AGRADECIMENTO. "Porque vc faz parte dessa conquista!". Junto com o selinho tem brindes escolares que se vc desejar receber, é só deixar um comentário com seu e-mail, para que eu possa enviar.
    Grata pela amizade. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas. Agora entendi tudinho. As ideias de vcs me ajudarão muito durante este ano. Obrigada.
    Bjs
    Maristela Mafort

    ResponderExcluir